Pesquisar neste blogue

domingo, 23 de junho de 2013

Festa Junina

Segundo a história, a Festa Junina surgiu na época pré-gregoriana, comemorando a fatura das colheitas, que ocorria no solstício de verão, fazia-se uma festa pagã agradecendo a fertilidade da terra. Era comemorada em 24 de junho.

Com o tempo, a festa foi sendo divulgada pelo Brasil, trazida pelos portugueses. Nesse período, o milho está bom para cultivo, sendo utilizado em comidas para se consumir na Festa Junina. Decorrendo da região onde é realizada, a Festa Junina possui um características do lugar. De todos os pratos deliciosos, os mais comuns são: canjica, curau, pipoca, paçoca, curau, pamonha, quentão, etc.

A Festa Junina é conhecida e celebrada pela Igreja Católica Romana, por veneração a São João, Santo Antônio e São Pedro. Dessa festa religiosa surgiram a quermesse, barracas onde são vendidas as comidas, brincadeiras como pescaria, correio elegante e quadrilha tendo como finalidade de arrecadar dinheiro para as benfeitorias da Igreja. Conhecida também como festa de caridade.



Fonte: Brasil Escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaques

Banho-Maria

É uma técnica de cocção com base no calor indireto. Usa-se para preparar alimentos que não devem entrar em ebulição como caldas, pudins e c...