Gastronomia

Gastronomia compreende todas as técnicas, práticas e conhecimentos que constroem uma alimentação com qualidade. Estuda modos de preparo, bebidas indicadas em cada refeição e os materiais usados na cocção dos pratos. O profissional que se forma em gastronomia é chamado de gastrônomo. Uma das finalidades é unir de forma agradável e atraente, os diferentes sabores e odores, provocando satisfação para todos os sentidos (olfato, visão, paladar e tato). A gastronomia funcional é um segmento em que se preocupa e criar refeições saudáveis e nutritivas. Segundo nutricionistas, a gastronomia funcional está a prevenção ou tratamento de algumas doenças, como diabetes, artrose, alergias, etc.

Sua função é responsável pela preparação de alimentos por meio de um processo cultural. Esse processo vai além da preparação de alimentos e nutrição, dando um toque artístico a cada preparação. Expressa na comida uma região ou país, representando de certa forma o modo de vida de seus habitantes. Representada desde a Antiguidade, onde cada povo possuía pratos e práticas diferentes eram tratadas como fenômeno social. Com o passar do tempo, foi se aperfeiçoando. Tem vários aspectos da alimentação, como a transformação cultural, do mesmo modo que se destaca a preparação de alimentação e o processo social de se sentar à mesa para comer. A gastronomia costuma associar um lugar para comer e interagir socialmente. Desenvolver outros pratos como a preparação da mesa, remoção de utensílios usados, etc enquadra-se num processo que tem relação de como os alimentos são feitos e indo além deste tipo de circunstância.

A forma de preparar os alimentos tem relação com os produtos e história de uma região. Existe certas receitas que se explicam pela abundância ou escassez de um ingrediente de uma região ou de um momento histórico. Esta preparação tem de finalidade de obter um meio artístico, uma forma de oferecer os pratos e harmonizar os sabores, aguçando os sentidos de modo que a experiência seja melhor. Gourmet é um estilo de culinária mais elaborada e requintada. Está agregado a ideia de alta cozinha (do francês, haute coisine). O que envolve a cultura e a arte culinária a ser feita de forma mais criteriosa. Também é o especialista de boas bebidas e comidas.

O profissional de gastronomia além de criar pratos, tem de lidar com segurança alimentar, gerenciamento de profissionais e financeira do restaurante. Deve acompanhar a rotina do restaurante, como a negociação com fornecedores, planejamento de cardápios, disponibilidade de ingredientes e as estratégias do marketing. De formação superior de tecnologia, pode se especializar em confeitaria, panificação, culinária francesa, vegetariana entre outras. Pode atuar em restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis, bufês, hospitais e empresas de catering (fornece comida pronta para eventos e companhias aéreas). A área vive um bom momento, crescendo mesmo com crise, e criando propostas mais econômicas. Ganhando espaço com programas de TV, food trucks, valorizando os críticos, consultorias, eventos gastronômicos como feiras e festivais. Ajuda a favorecer o roteiro turístico de uma região.



Fonte: Conceitos,
Guia do Estudante e
Significados (gastronomia e gourmet).

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Festa Junina

Cocada